Plano B Design

 

Shiro é um sistema desenvolvido para facilitar a gestão e potencializar a visualização de acervos e coleções. Sua arquitetura em rede é baseada nos padrões da web 3.0, ampliando as possibilidades de recuperação da informação e visualização multiplataforma do conteúdo.

Museus, centros de memória, universidades, acervos institucionais e pessoais são repositórios de grandes volumes de informação. Sua organização não é tarefa simples nem automática. Em geral é resultado da colaboração de uma equipe multidisciplinar, envolvendo arquivistas, museólogos, historiadores, revisores, tradutores, designers e programadores, entre outros.

Shiro é uma solução web concebida para integrar as diversas fases deste processo, desde o cadastro inicial até a publicação de um conteúdo, com a colaboração de diferentes perfis de usuário.

 

 

Cada acervo tem necessidades e características próprias, mas todos têm como objetivo a difusão de seu conteúdo para um determinado público. Cabe então aos acervos, criar e disponibilizar ferramentas para recuperação e visualização de suas informações.

A construção de visualizações interativas e mecanismos de busca eficazes dependem de uma indexação bem estruturada. Através de uma interface administrativa simples e objetiva, Shiro oferece recursos para garantir uma indexação consistente. A partir daí, podem-se construir interfaces dinâmicas e interativas. 

 

 

 

Arquitetura da informação

Além de oferecer as taxonomias tradicionalmente utilizadas para descrição arquivística, Shiro se diferencia pelo livre relacionamento entre conteúdos, através de uma estrutura em rede. Essa arquitetura híbrida possibilita uma melhor recuperação da informação (busca direta e avançada) e maior flexibilidade para gestão (criação, relacionamento e mesclagem de conteúdos). 

 

 

 

Relações e Propriedades

A plataforma permite ainda a atribuição de diferentes propriedades para cada tipo de relação:

 

Contextualização Semântica

Estabelece uma propriedade para a relação:

  • autoria, faz-parte-de, filho-de, conhece, etc.

Contextualização Temporal

Estabelece um perído de tempo à relação:

  • data inicial e final entre conteúdos genéricos;
  • in point e out point para arquivos de áudio e vídeo.

Contextualização Espacial

Estabelece coordenadas para a relação:

  • marcação de pessoas, objetos ou tags em imagens.

 

 

Consistência do cadastro

Shiro oferece recursos para controlar a entrada das informações, e ferramentas para tratamento de ambiguidades e outras inconsistências.

 

Identificadores Únicos

Pessoas, organizações, locais, eventos e outros conceitos recebem identificadores únicos, gerando relatórios quantitativos mais precisos.

Autofill

Formulários com autofill (limitado ao tipo de conteúdo), minimizam as inconsistências no cadastro.

Tratamento de dados

Possibilidade de mesclar conteúdos, a fim de consolidar informações fragmentadas (sinônimos, diferentes grafias para um mesmo registro).

 

 

Colaboração

  • Customização de perfis externos (frontend) e administrativos (backend)
  • A plataforma pode ser customizada para atender diferentes perfis de usuário (admin, editor, colaborador, pesquisador, internauta)
  • A plataforma oferece suporte nativo para múltiplos idiomas, viabilizando projetos colaborativos que envolvam diferentes nacionalidades 

 

 

 

Ambiente administrativo

Através de uma interface administrativa simples e objetiva, Shiro oferece todas as ferramentas para gestão de acervos digitais. A plataforma se adapta às necessidades de cada acervo, e permite a colaboração e integração de equipes multidisciplinares.

 

Interoperabilidade / Integração

integração com websites aplicativos mobile,  multimidia, e mecanismos de busca, utilizando diferentes padrões de metadados:

  • Schema.org (Google, Microsoft, Yahoo, Pinterest, Yandex)
  • DCMI (Dublin Core Metadata Initiative)
  • Open Graph (Facebook)
  • NOBRADE (Norma brasileira de descrição arquivística - CONARQ)

Integração com outras plataformas e aplicações através de importação e exportação em diferentes formatos.

  • XML
  • JSON
  • APIs
  • relatórios online e XLS.

 

Programação e base de dados

Shiro é uma plataforma opensource desenvolvida em PHP/MySQL, de acordo com padrão colaborativo para metadados estruturados na internet. Essa abordagem semântica viabiliza a integração web com outras plataformas DAM (Digital Assets Management) ou CMS (Content Management System). 

 

 

Creative Commons License
O software está sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, para livre edição e uso não-comercial.